Menu.
 
     
Jeepeiros Tartaruga
 

Noções Básicas de Ética e Técnica Operacional no Radioamadorismo

Noções básicas de Ética e Técnica Operacional no RADIOAMADORISMO

PX E PY:

Estas siglas não são definições de tipos de rádios que os jipeiros estão acostumados a operar, mas sim um (indicativo de chamada), ou seja, o "nome" de quem fala no rádio.
O "rádio PX", aquele radinho que temos em nossos jeeps é uma estação móvel de recepção e transmissão, via rádio em ondas de 11 metros.- É O CHAMADO SERVIÇO DO RÁDIO DO CIDADÃO.
O "rádio PY" é uma estação móvel de recepção e transmissão em ondas em: UHF e VHF (freqüência ultra-elevada) (freqüência muito elevada). É UMA DAS MODALIDADES DO CHAMADO SERVIÇO DE RÁDIO AMADOR.
Por operarem em faixas de ondas diferentes, um não se comunica com o outro. Portanto o PY como indicativo de chamada, varia em cada região e classe de radioamador. (No radioamador existem 4 classes : A B C D). Assim, por exemplo:

 Classe A e B
(indicativo)
Classe C
(indicativo)
Classe D
(indicativo)
São PauloPY 2 PU 2ZZ 2
Rio de JaneiroPY 1PU 1ZZ 1
Minas GeraisPY 4 PU 4ZZ 4

IMPORTANTE SALIENTAR QUE: a operação destes equipamentos, por ser um SERVIÇO, é regulamentado por LEI FEDERAL e portanto, sujeito a autorização e fiscalização do Ministério das Comunicações - através da ANATEL.

Assim, não basta comprar um rádio e a antena no camelô e sair falando, como nós fazemos em nossos jeeps, é preciso ter: LICENÇA DE SERVIÇO DE RÁDIO DO CIDADÃO ou LICENÇA DE SERVIÇO DE RÁDIO AMADOR, conforme o caso, obtidos junto à ANATEL.

Os princípios éticos são a base de um radioamadorismo sadio, fraterno e construtivo.

1. Nenhum grupo ou operador individual tem o direito exclusivo a uma freqüência, a menos que esteja conduzindo um tráfego de emergência.

2. Não interrompa no meio de uma conversação. Espere ao menos que o câmbio da estação que está com a palavra termine. Só então anuncie seu indicativo de chamada (prefixo e nome). O uso da palavra break, só é permitido em casos de comprovada emergência.

3. Mesmo que a estação de chamada que se identificou seja seu melhor amigo, não é sua vez de falar, não entre na freqüência, espere sua oportunidade de falar dentro da seqüência natural.

4. É extremamente desagradável estabelecer uma conversação bilateral, deixando os demais do grupo à parte, em uma rodada de conversa.

5. Nunca faça comentários ou observações durante a conversação de outros. Evite palavreados chulos, palavras ou jargões de sentido duvidoso. Lembre-se que sua transmissão está sendo ouvida por muitos radioescutas.

6. Ajude os menos experientes, faça isso de forma elegante e desinteressada.

7. O trote pelo rádio pode ser gozado, mas coloca a outra parte em desconfiança, insegura e na expectativa de outro trote, isso poderá fazer com que ele não acredite naquilo que esteja ouvindo, numa situação real de emergência.

8. Nunca utilize o rádio para propaganda de atividade comercial, não discuta ou debata temas ligados a política, religião ou futebol.

9. Não lhe é permitido manter uma conversação com outra estação por mais de cinco minutos sem manter um espaço de alguns segundos para que outras estações tenham chance para usar o canal. Não lhe é permitido dinamitar outras estações, usando equipamentos com poder de transmissor ilegalmente ampliado, ou antenas ilegalmente altas.

10. Não se pode transmitir nenhuma música ou jogo em seu rádio.

11. SÓ USE CANAL 9 PARA MENSAGENS DE EMERGÊNCIA

12. Falar ao microfone, por não terem nenhum tipo de prática, algumas pessoas tendem a gritar, enquanto outras engolem as últimas sílabas. Alguns rádio-operadores geram um enorme tumulto durante seu câmbio, por atropelarem as palavras. Esse fato deve-se a não respirarem normalmente. Não fale muito depressa, nem muito devagar, respirando adequadamente para que não fique sem fôlego.

O Alfabeto Fonético, ou Código da UIT (União Internacional de Telecomunicações)

A- AlphaG- GolfM- MikeS- SierraY- Yankee
B- BravoH- HotelN- NovemberT- TangoZ- Zulu
C- CharlieI- IndiaO- OscarU- Uniform 
D- DeltaJ- JulietP- PapaV- Victor 
E- EcoK- KiloQ- QuebecW- Whisky 
F- FoxL- LimaR- RomeuX- ex Ray 

Código Q

QAP- Alguém na escuta?
QSL - Tudo entendido, ok, confirmado.
QRA - Nome da Estação.
QRG - Freqüência em que opera.
QSO - Conversa.
QRT - Parar de transmitir.
QTH - Local da estação.
QSY - Mudar de freqüência.
QRX - Aguarde.
QRH - Há variação na sua (na minha) modulação.
QRL - Estou ocupado.
QRM - Interferência por outra estação.
QRU - Tem algo para mim?
QRV - À disposição.
QRZ - Quem está chamando ? Dê seu prefixo.
QSM - Repita o ultimo câmbio.
QSN - Você me escutou?
QSP - Retransmissão de mensagens.
QSX - Escutarei na freqüência.
QSY - Vou mudar de freqüência.
QSZ - Devo repetir a mensagem?
QTA - Cancele mensagem anterior.
QTC - Mensagem para você.
QTO - Toalete.
QSJ - Dinheiro.
QSP - Ponte.
QTR - Horário.

Fontes: Apostila do curso de preparo para exame do serviço de radioamador Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão www.labre.org fones: (11) 293-4996 ou (11) 294-4160

ANATEL Escritorio regional em São Paulo: Rua vergueiro 3073 Vila Mariana fone (11) 55768800 www.anatel.gov.br

Site do PX http://sitedopx.vilabol.uol.com.br


  << Voltar

Desenvolvido por Emersoft